AQUILO TEATRO desde 1982


5- Exposições

cabecalho-blog.jpg

 

2007/ “Aquilo À Mostra!”. 2ª Exposição de trabalhos dos cooperantes do Aquilo Teatro

 

Pelo segundo ano, o Aquilo expõe um conjunto de trabalhos de alguns cooperantes. São trabalhos nas áreas da pintura, fotografia, desenho e instalação.

Sendo que a criação a difusão e animação culturais, o apoio e a promoção a várias formas de expressão artística são os pressupostos em que o Aquilo está balizado, não podemos deixar de dar a conhecer e promover os trabalhos destes cooperantes e impulsionar o surgimento de novos criadores. Cada vez mais o Aquilo se afirma como um espaço aberto à comunidade, onde se aprende a criar, a fazer, a estar com os outros e a ser, pelo que esta mostra é uma prova do dinamismo e dos valores que do Aquilo Teatro despontam.

Participaram nesta exposição Brígida Ribeiro, Gabriel Godinho, João Louro; Joana Paiva, Kim Prisu, Teresa Oliveira e Victor Amaral.

 

 

 

 

2007/ “Reinventar a Arte”. 2ª Exposição no âmbito do atelier de crianças Reinventar a Arte.

 

Joan Miro e Paul Klee foram os artistas escolhidos. As crianças escolheram as pinturas de Joan Miró e Paul Klee de que gostaram mais e desenharam, pintaram, recortaram, colaram, utilizando materiais e suportes diversificados, recreando à sua maneira o que observaram e o que sentiram.

Participantes: Rafael Jorge Lourenço, Iris Maria Machado Roque Casanova, Lara Rodrigues Amaral, Guilherme Rodrigues Amaral, Emanuel Rodrigues Amaral, Cátia Micaela Lima da Silva, Ana Beatriz Gil Passos, Marcos Pinto Prata, Rita Vila Marcos, Jordi Vila Marcos, Anais Merelir Rietman e Josué António Riotman.

Exposição apresentada no Átrio da Câmara Municipal da Guarda e da ADM Estrela.

Organização: Aquilo Teatro.

Apoio: ADM Estrela, Associação de Desenvolvimento e melhoramentos.

 

 

 

 

2006/ “TECIDOTECA”. Exposição de Joana Oliveira Paiva.

 

TECIDOTECA, é um projecto da autoria de vários cooperantes do Aquilo Teatro, entre os quais Joana Oliveira Paiva, que expõe desenhos e arte digital feita em Photoshop e impressa em tela.

Na TECIDOTECA os desenhos formam um mundo orgânico onde nostalgia, sensualidade e boémia se juntam em cenas que parecem teias de tecidos multitexturados. São personagens convolutas que nos sugerem simultaneamente paz e confronto, prazer e dor, excesso e ausência. Um ambiente de opostos e dualidades onde o feminino surge quase exclusivamente. É um universo de memórias e intenções, onde respiração, sedução e sensação se juntam para mostrar que os sentidos já não dizem o mundo, agora transcrito em contorcidas texturas.

­Os trabalhos realizados em Photoshop remetem para uma realidade diferente da anterior. Lembram alguns cenários que David Hockney fez para a ópera, mas onde ressaltam agora figuras que apresentam uma energia vibrante que perturba e dinamiza o ambiente envolvente feito de padrões precisos e regulares. A personagem feminina, que constitui a figura central dos quadros, conjuga a meninice e a perversidade numa dança que oscila entre os dois pólos. As instalações, a imagem e o som, criados por Meca, Ricardo e Push, prolongam a representação dos desenhos e das pinturas digitais de Joana Oliveira Paiva, numa participação surpresa.

Exposição apresentada nas Galerias do Paço da Cultura da Guarda.

Organização: Aquilo Teatro e Núcleo de Animação Cultural da Guarda (C.M.G.)

 

 

2006/ “Palimpsestos Sibilinos”. Exposição de Teresa Oliveira

 

Havendo anteriormente exposto, nomeadamente na Câmara Municipal e no Paço da Cultura da Guarda, Teresa Oliveira tem, contudo, apresentado a sua obra mais entre os amigos do que entre o público em geral. A exposição realizada juntamente com Joana Oliveira Paiva (TECIDOTECA), dá a possibilidade de contactarmos, uma vez mais, com uma obra de contornos sibilinos

Exposição apresentada nas Galerias do Paço da Cultura da Guarda.

Organização: Aquilo Teatro e Núcleo de Animação Cultural da Guarda (C.M.G.)

 

 

 

 

2006/ “Reinventar a Arte”. Exposição no âmbito do atelier de crianças Reinventar a Arte.

 

Reinventar a Arte surge no âmbito de um projecto que está a ser desenvolvido desde Abril na área da expressão plástica, com crianças dos 4 aos 9 anos de idade, em parceria com a A.D.M. Estrela e cuja coordenação está a cargo de Teresa Oliveira. A primeira mostra deste projecto apresenta trabalhos criados pelas crianças e o seu ponto de partida foi a obra do pintor José de Guimarães.

Numa primeira fase, partiram para a leitura de algumas obras do pintor. As crianças observaram, descobriram, associaram, reinventaram. Posteriormente falaram um pouco sobre a vida de José de Guimarães, onde nasceu, por onde andou, qual o seu prato preferido, quais os materiais e técnicas que utilizou para a criação das suas pinturas e esculturas.

Numa segunda fase passaram à criação e produção. As crianças escolheram as pinturas e esculturas de que gostaram mais. Desenharam, pintaram, recortaram e colaram, utilizando materiais e suportes diversificados, como grafite, ceras, giz, pastel, têmperas, papel de lustro, desperdícios, ligaduras de gesso, cartão e mdf, recreando, à sua maneira, o que observaram e sentiram.

Participantes: Rafael Jorge Lourenço, Iris Maria Machado Roque Casanova, Lara Rodrigues Amaral, Guilherme Rodrigues Amaral, Emanuel Rodrigues Amaral, Cátia Micaela Lima da Silva, Ana Beatriz Gil Passos, Marcos Pinto Prata, Rita Vila Marcos, Jordi Vila Marcos, Sérgio da Mata Bidarra, Anais Merelir Rietman e Josué António Riotman.

Exposição apresentada nas Galerias do Paço da Cultura da Guarda.

Organização: Aquilo Teatro e Núcleo de Animação Cultural da Guarda (C.M.G.)

Apoio: ADM Estrela, Associação de Desenvolvimento e melhoramentos

 

3 Respostas to '5- Exposições'

Subscribe to comments with RSS ou TrackBack to '5- Exposições'.

  1. Jencepage said,

    Hello wery nice site !!!

  2. Injelswew said,

    Hello. Very interesting site. There is a nice atmosphere here and I’m sure I will often read your posts.
    From time to time I will also try to write something interesting.

  3. sonneandgone said,

    Incredible site I loved reading your information


Deixe um comentário